domingo, 21 de junho de 2009

MATERIAL DIDATICO EM EAD

COMENTANDO SOBRE MATERIAL DIDÁTICO DE PARA EDUCAÇÃO A DISTANCIA
A educação é alvo recente de preocupações, debates e investimentos por parte dos governos, empresários e da
sociedade como um todo. Hoje é discutida a importância de se repensar as práticas pedagógicas para enfrentar os desafios provenientes da globalização, da revolução nas tecnologias de comunicação e informação e do encaminhamento para uma sociedade interdependente.
Nesse cenário a educação a distância desponta como uma modalidade de ensino promissora que pode atender às novas exigências educacionais. No entanto, é preciso ressaltar que a educação a distância, por si só, não pode operar "milagres". Assim, a implementação de qualquer iniciativa nesta área necessita de referenciais pedagógicos que alicercem todo o processo de estruturação de um curso.
Especificamente quando se trata do material didático para educação a distância, sabe-se que a alta qualidade pedagógica é essencial para o sucesso em sua utilização. Parte-se do princípio de que qualquer pessoa é capaz de aprender por si só (auto-aprendizagem) desde que tenha acesso a materiais suficientemente compreensíveis e atrativos. Segundo Moraes (1996) os ambientes de aprendizagem a distância precisam .O tipo de linguagem utilizada em materiais didáticos para a Educação a Distância tem importância determinante. Outro aspecto a ser considerado diz respeito às potencialidades e às limitações das linguagens de cada uma das mídias: a linguagem textual, a linguagem das imagens, dos sons, a linguagem hipermidiática e a própria linguagem corporal-verbal utilizada em momentos presenciais. A combinação adequada dessas diferentes linguagens facilita a construção do conhecimento.

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